Prótese de Ombro


Muitas pessoas conhecem alguém que foi submetido a uma colocação de prótese de joelho ou de quadril. Embora a substituição do ombro seja menos comum, ela é igualmente eficiente tanto no alívio da dor quanto no ganho de função do ombro severamente comprometido. A artroplastia, ou colocação de prótese, em ombros iniciou nos Estados Unidos nos idos de 1950, inicialmente como tratamento para fraturas graves. Com o passar dos anos passou a ser utilizada para muitas outras condições dolorosas do ombro, que incluem:
  • Osteoartrite (doença articular degenerativa) (artrose)
  • Artrite Reumatóide
  • Artrite pós-traumática
  • Artropatia do manguito rotador (uma combinação de artrite severa e rotura maciça e irreparável do manguito rotador)
  • Necrose avascular (osteonecrose)
  • Fraturas severas

O ombro é uma articulação tipo bola e soquete que permite uma grande mobilidade em todas as direções. Em um ombro normal a extremidade esférica do osso do braço (úmero) desliza sobre uma pequena superfície raza (glenóide). As superfícies articulares são normalmente revestidas por uma lisa cartilagem que permite ao ombro rodar em uma amplitude de movimento sem igual em todo o corpo. 
Os músculos, cápsula e tendões que envolvem o ombro são os responsáveis pela estabilidade e suporte da articulação. Infelizmente, condições como aquelas listadas acima podem levar a perda da cartilagem e a deterioração mecânica da articulação, promovendo dor, um ombro rígido, com perda de força, diminuição importante de mobilidade e com função prejudicada
As radiografias do ombro irão mostrar:
  • Perda do espaço articular normal
  • Achatamento ou irregularidade na forma dos ossos
  • Esporões ósseos
  • Fragmentos soltos de osso e cartilagem dentro da articulação
Em casos severos o atrito aumentado causa erosão e perda óssea.

Fatores de risco e prevenção
A Osteoartrite (artrose) é uma condição comum que leva as pessoas a serem submetidas à artroplastia do ombro, com o aumento da expectativa de vida das pessoas o desgaste natural causado pelo uso do braço promove o seu desgaste, que assim infelizmente não é passível de prevenção.
Uma fratura grave do ombro é outra razão comum para levar a necessidade de uma prótese de ombro. Quando o ombro é lesado por uma queda violenta ou acidente de carro, pode ser difícil a reconstrução e fixação anatômica de todos os fragmentos ósseos. Quando a cabeça umeral é esmagada, o suprimento sanguíneo para os fragmentos ósseos é interrompido e nesse caso o cirurgião poderá recomendar uma artroplastia do ombro. Pacientes idosos com osteoporose apresentam maior risco para fraturas severas do ombro, mesmo sofrendo um trauma de menor violência, como uma simples queda.
Pacientes com roturas maciças e de longa duração do manguito rotador podem desenvolver a chamada Artropatia do Manguito. Nessa doença as alterações sofridas pelo ombro devido à rotura crônica do manguito podem levar a artrite e destruição da cartilagem articular.
A necrose avascular é uma condição na qual o osso da cabeça umeral morre devido à falta de suprimento sanguíneo. O uso crônico de corticosteróides, o mergulho em profundidades, fraturas graves do ombro, anemia falciforme e alcoolismo são fatores de risco para a necrose avascular.

Sintomas
Pacientes com artrite tipicamente descrevem uma dor profunda dentro da articulação. Inicialmente a dor será pior com o movimento e atividade, e melhora com o repouso. A medida que a artrite progride a dor pode ocorrer mesmo em repouso. No momento em que o paciente procura o médico, frequentemente já apresenta dor noturna e a dor pode ser severa o suficiente para impedir uma boa noite de sono. O ombro pode fazer barulhos ao ser movido, ou ter ressaltos e travar. Com o tempo o paciente irá perceber a perda de movimento e fraqueza no ombro afetado. Atividades simples do dia a dia, como alcançar uma prateleira, vestir-se, o banho e a higiene pessoal tornar-se-ão progressivamente mais difíceis.

Opções de Tratamento
O tratamento para o ombro artrítico inicia com repouso, exercícios específicos e medicação para alívio da dor e inflamação. A aplicação de calor úmido pode aliviar a dor, mas após atividades intensas a aplicação de bolsa de gelo pode ser mais efetiva em diminuir a dor e o edema.
A fisioterapia pode ser de ajuda nas fases iniciais da artrite. Ela ajuda a preservar a mobilidade e a fortalecer a musculatura ao redor do ombro. Nos casos mais avançados a fisioterapia é menos efetiva e pode inclusive fazer o ombro doer mais.
O uso de medicação antiinflamatória não-esteróide pode ajudar a controlar a dor da artrite. A aplicação de injeções de cortisona na articulação pode dar alívio temporário dos sintomas, entretanto seu uso apresenta efeitos adversos.

Cirurgia
Em caso de falha do tratamento conservador, poderá ser indicada a substituição cirúrgica da articulação. A artroplastia geralmente é realizada com o intuito de aliviar a dor.
Existem diversos modelos de próteses de ombro, mas de modo geral esta envolve a substituição das superfícies artríticas por uma peça esférica polida, presa a uma haste e um soquete plástico (polietileno).
     
    

Os componentes vêm em vários tamanhos. Se o osso for de boa qualidade, seu cirurgião poderá optar por utilizar uma prótese não cimentada. Caso o osso seja osteoporótico, os componentes poderão ser implantados com o uso de cimento ósseo. O implante do componente da glenóide poderá não ser indicado se a glenóide tiver boa cartilagem
  • Pacientes com artrose avançada, mas com os tendões do manguito rotador intactos são geralmente bons candidatos para a substituição com prótese convencional
Dependendo da condição do seu ombro, seu cirurgião poderá substituir somente o componente umeral (esfera e haste umeral). Algumas vezes esta decisão é tomada somente durante a cirurgia, quando se pode avaliar mais precisamente se a glenóide está em boas condições.










Um outro tipo mais recente de artroplastia de ombro é a chamada Artroplastia Total Reversa. Ela é indicada para pessoas que apresentem:
  • Um manguito rotador completamente rompido e irreparável
  • Os efeitos de artrite severa (artropatia do manguito) ou
  • Tenham tido uma artroplastia prévia do ombro com mau resultado
  • Em pacientes com fraturas graves do ombro, com múltiplos fragmentos e associadas a grande osteoporose, onde se antecipe que a tentativa de fixação ou a colocação de uma prótese convencional não alcançaria uma função adequada
Prótese que atualmente utilizamos, modelo Equinoxe da Exactech
  

Para essas pessoas uma artroplastia convencional pode ainda deixá-las com dor e incapacidade para elevar o braço acima de 90 graus. Na artroplastia reversa a posição do soquete plástico e da esfera metálica é invertida, ou seja, a esfera é fixada na glenóide e o soquete é preso ao úmero. Isso permite ao paciente usar o músculo Deltóide para elevar o braço, já que seu manguito rotador está deficiente.




Reabilitação
Um cuidadoso e bem planejado programa de reabilitação é fundamental para o sucesso da artroplastia de ombro e já é iniciado nos primeiros dias após a cirurgia. Usa-se uma tipóia para proteção durante as primeiras 4 a 6 semanas. O uso do braço para atividades simples como alimentar-se e vestir-se já é possível após 2 semanas e dirigir após 6 semanas da cirurgia. 

Detalhes importantes para após a alta hospitalar:
  • Não use o braço para apoiar-se para levantar da cama ou da cadeira, por que isso requer uma contração muito forte dos músculos do ombro;
  • Siga o programa de exercícios domiciliares que lhe foram prescritos. Você precisará realizá-los de 4 a 5 vezes por dia por 2 meses ou mais;
  • Não exagere! Para um ombro que era muito doloroso antes da cirurgia a experiência do movimento livre de dor no pós-operatório pode levar a pensar que se pode fazer mais do que aquilo que foi prescrito;
  • Nada mais pesado que um copo d’água poderá ser erguido durante as primeiras 6 semanas;.
  • Não se recomenda a participação em esportes de contato ou de grande levantamento de peso após uma artroplastia de ombro;
  • Deve-se evitar colocar o braço em posições extremas, como totalmente erguido ou por trás do corpo durante as primeiras 6 semanas da cirurgia.
Milhares de pessoas têm experimentado uma melhor qualidade de vida após uma cirurgia para substituição do ombro. Elas apresentam menos dor, melhor mobilidade e força, além de uma melhor função.