Artroscopia de Ombro

Artroscopia do Ombro

A artroscopia é um procedimento que os ortopedistas utilizam para inspecionar, diagnosticar e reparar problemas dentro de uma articulação.
A palavra artroscopia vem da união de duas palavras gregas αρθρωση (articulação)  e  σκοπια (ponto de vista), significando então o ponto de vista do interior da articulação.  Durante a artroscopia do ombro o cirurgião insere uma pequena camera, chamada artroscópio, dentro da articulação do ombro e com a imagem transmitida a uma tela pode guiar instrumentos miniaturizados e proceder as correções necessárias.  
Devido ao fato do artroscópio e dos instrumentos cirúrgicos serem de tamanho diminuto o cirurgião pode utilizar de pequenas incisões (1 cm) ao invés das incisões maiores das cirurgias tradicionais. O resultado é menos dor pós-operatória e um menor tempo de recuperação e retorno para as atividades normais.
Os avanços na artroscopia do ombro ocorrem a cada ano, a medida que novos instrumentos e técnicas se desenvolvem.





Quando é recomendada a artroscopia do ombro

Ela pode ser recomendada pelo seu medico quando a sua condição dolorosa não estiver respondendo favoravelmente ao tratamento não cirúrgico, que poderia estar envolvendo repouso do ombro, fisioterapia, medicação analgésica e antinflamatória ou mesmo infiltrações.
Em um ombro que tenha sofrido uma lesão ou que apresente um componente  gasto ou doente, a inflamação reativa causa edema, dor e rigidez, e o objetivo da artroscopia é o de reparar o tecido lesado de modo a interromper este ciclo de dor  e inflamação.
Procedimentos frequentes na artroscopia incluem:
  • Reparo do manguito rotador
  • Remoção de esporão ósseo (acromioplastia)
  • Remoção ou reparo do labrum
  • Reparo de ligamentos
  • Remoção de tecido inflamatório ou de fragmentos soltos de cartilagem
  • Reparo de luxação recorrente do ombro
Procedimentos menos frequentes como liberações de nervo e excisão de cistos também podem ser feitos usando a artroscopia, mas alguns procedimentos como o tratamento de fraturas ou a artroplastia do ombro ainda requerem o tratamento cirúrgico tradicional, com incisões mais extensas.


Estas imagens do interior do ombro, vistas com o artroscópio mostram uma articulação normal (esquerda) e outra com tecido inflamatório em um ombro congelado (capsulite)


Planejamento da cirurgia

Seu ortopedista poderá solicitar uma avaliação clínica ou cardiológica para se certificar de que você não tenha nenhum problema medico que necessite ser resolvido antes da cirurgia. Exames de sangue, eletrocardiograma e radiografia de tórax podem ser necessárias para realizar a cirurgia com segurança.
Se você apresentar situações de maior risco, poderá ser necessária uma avaliação mais extensa antes da cirurgia. Certifique-se de informar seu ortopedista de todos os medicamentos de que você faça uso, já que alguns podem necessitar ser interrompidos.
Se de maneira geral você estiver saudável é necessário apenas um dia de internamento hospitalar.
Usualmente na véspera da cirurgia é feita a avaliação anestésica, onde são revistos seus exames e sua condição clínica atual. Você sera instruído quanto ao horário de chegada ao hospital, ao jejum pré-operatório e sobre o tipo de anesthesia que deverá ser realizada. Comumente a artroscopia de ombro é realizada sob bloqueio anestésico regional que amortece seru ombro e braço e é aplicada através de uma injeção na base do pescoço. Além da sua utilidade como anestésico durante a cirurgia, este bloqueio de nervo irá bloquear a dor nas primeiras horas após a cirurgia. Muitos cirurgiões combinam o bloqueio de nervo com uma sedação ou anestesia geral leve, já que os pacientes podem se sentir desconfortáveis em permanecer imóveis durante o tempo da cirurgia.
A maioria dos procedimentos artroscópicos dura em torno de uma hora, entretanto a duração da sua cirurgia irá depender do que o seu cirurgião encontre e de que reparos necessitem ser realizados. 


O procedimento cirúrgico
Seu cirurgião irá primeiramente injetar líquido (soro fisiológico) no interior do seu ombro para inflar a articulação e facilitar a visualização das estruturas e para controlar qualquer sangramento.

(Esquerda) Durante a artroscopia, são inseridos o artroscópio e pequenos instrumentos no seu ombro. (Direita) Uma visão artroscópica do interior do ombro.


Uma vez que o problema tenha sido claramente identificado, serão inseridos pequenos instrumentos através de incisões separadas para repará-los. Instrumentos especializados são utilizados para tarefas como raspagem, cortar, coagular e passar suturas e fazer nós. Em muitos casos, dispositivos especiais são usados para colocar âncoras de sutura no osso.


(Esquerda) Uma visão artroscópica de um ombro saudável. (Centro) Nessa imagem de uma manguito rotador rompido, um grande intervalo pode ser visto entre a extremidade do manguito e a cabeça umeral. (Direita) O tendão foi reinserido na cabeça umeral com suturas. 



Recuperação

Embora a recuperação de uma artroscopia seja mais rápida que a de uma cirurgia aberta, poderão ser necessárias algumas semanas para que seu ombro esteja completamente recuperado.

Você pode esperar alguma dor e desconforto por pelo menos uma semana após a cirurgia. Se você tiver sido submetido a uma cirurgia mais extensa, entretanto, poderá levar várias semanas antes que a dor diminua. A colocação de bolsa de gelo ajuda a diminuir a dor e o edema e medicação analgésica sera prescrita, conforme a necessidade.
Deitar reclinado com o encosto mais alto geralmente é mais confortável durante os primeiros dias após a cirurgia.
Vocë normalmente irá utilizar uma tipóia para protejer seu ombro, por tempo variável conforme o seu caso.

Reabilitação
Ela tem um papel importante em fazê-lo retornar às suas atividades rotineiras. Um programa de exercícios irá ajudá-lo a recuperar a força e mobilidade e isso será orientado pelo seu ortopedista, de acordo com o procedimento que você necessitou. 
É fundamental que você seja dedicado  no esforço de reabilitação para que sua cirurgia tenha um bom resultado.

Complicações
A maioria dos pacientes não apresenta complicações devido a artroscopia do ombro. Como em qualquer cirurgia, entretanto, existem alguns riscos, usualmente pequenos e tratáveis. Podem ocorrer infecção, sangramento excessivo, trombose venosa e lesão a vasos ou nervos.

Resultados
Uma vez que cada indivíduo tem uma condição de saúde, o tempo completo de recuperação é diferente para cada um.
Nos procedimentos mais simples, uma recuperação complete e o retorno ao trabalho e atividades normais já é possível em poucos dias. A recuperação de procedimentos mais complicados, evidentemente é mais longa.
Embora as incisões da artroscopia sejam pequenas, danos extensos no interior da articulação podem ser reparados com o procedimento. A recuperação completa pode levar vários meses. Mesmo sendo um processo lento, a adesão às orientações do seu cirurgião e ao plano de reabilitação são vitais para um resultado bem sucedido.